[x]
Bem vindo ao Meteoiberia
À frente do seu tempo

O fórum METEOIBERIA.COM é um ponto de encontro de todos os amantes da Meteorologia e Ciências da Terra e do Espaço para que estes possam trocar ideias, ajudas, impressões, informações e conhecimentos, num ambiente de boa disposição e aprendizagem.

Antes demais aceite o nosso convite para se registar no fórum.

Para ter acesso ao quadro de seguimento de EVENTOS extremos é necessário estar registado e On-line.
Forum Meteoiberia
Notícias: Discussão e Previsão - Outono 2010

*
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?
09/03/10 - 23:21:41

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Grupos Google Inscreva-se no Grupo Meteoiberia.com e receba a Previsão Meteorológica para 10 dias!
Email:
Páginas: 1 [2]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Palestra Meteoiberia.com - "METEOROLOGIA PARA TODOS" - Ota -21 Novembro 2009  (Lida 5079 vezes)
geostrofico
Membro Regular
Litosfera

« Responder #15 em: 11/25/09 - 14:17:59 »

E claro, como não podia deixar de ser, o ícone dos nossos encontros:

Grin

Ohhhhhhhhh agora ainda tenho mais pena de não ter podido ir................

Mas o que tem de especial essa foto? nao percebo!
Registado
Alex
Administrador
Magnetosfera
Localidade: por aqui e por ali....

« Responder #16 em: 11/25/09 - 14:33:37 »

Uma longa história 
Registado

Climate is what you expect; weather is what you get
suka
Membro Regular
Ionosfera
Localidade: Ourense/Allariz

« Responder #17 em: 11/25/09 - 16:09:00 »

Grin

No es nada importante... solo una broma  Smiley
Registado

"No conozco a la mitad de ustedes ni la mitad de lo que querría, y lo que yo querría es menos de la mitad de lo que la mitad de ustedes merece." Bilbo Bolsón-El Señor de los Anillos

"Todo esto lo digo en serio, oh hermanos míos, pero lo que hago lo hago porque me gusta" Alex-La Naranja Mecánica
Racheld87
Litosfera
*
Localidade: Aveiro

« Responder #18 em: 11/25/09 - 16:34:11 »

Foi bastante interessante e serviu de estímulo [ainda mais] para o curso de MOG. Sim, porque basicamente, neste momento só tenho cadeiras à base de física e geofísica, e isso não me agrada nada. 

Tive uma outra perspectiva em relação à Meteorologia com esta palestra e lembrei-me porquê que escolhi este curso. Obrigado! E deram-me novas ideias para o meu projecto para o ano que vem!
Registado
Alex
Administrador
Magnetosfera
Localidade: por aqui e por ali....

« Responder #19 em: 11/25/09 - 16:45:17 »

Raquel.... é verdade que o curso pode ser bastante desmotivante pela qualidade de física e geofísica !! Temos que tentar dar a volta por cima Smiley

No entanto, apesar de não parecer que faz grande sentido o curso ser tão teórico, na verdade é que ajuda bastante para o futuro !! Além disso tanto o curso de MOG de Aveiro como de Lisboa são bastante bons quando comparados com alguns cursos semelhantes aqui em Espanha Smiley

É um pouco por isso que o fórum acaba por ser importante...por ser um escape a tanta teoria....Pelo menos eu vejo-o assim Smiley

bem vinda e participa !!

Registado

Climate is what you expect; weather is what you get
Racheld87
Litosfera
*
Localidade: Aveiro

« Responder #20 em: 11/25/09 - 21:25:16 »

Sim, teoria é importante, mas não percebo porquê que precisamos de Cálculo III, Ondas, Mecânica Clássica e coisas do género  Deveriamos ter mais palestras como estas e mais saídas de campos do que estarmos fechados numa sala. Por exemplo, eu fiz uma previsão do tempo com base em an´lise de gráficos porque era um trabalho opcional e fui a única que o fiz. Nós não temos nenhuma formação para prever o tempo, pelo menos não estou a ver em que cadeira iremos abordar isso. Posso estar errada mas os meus colegas mais velhos também não o sabem fazer.

Por isso acho que entrar aqui vai ser uma grande ajuda para poder acabar o curso e ultrapassar essas cadeiras chatas que temos.
Registado
rozzo
Moderador Global
Magnetosfera
Localidade: Oeiras

« Responder #21 em: 11/25/09 - 22:59:22 »

Olá Raquel, bem vinda!  Wink

Ao início, todos temos essa ideia que temos imensas cadeiras inuteis.. Na verdade algumas até serão pouco úteis..
Mas acredita que como disse o Alex, a maior parte delas mais tarde ou mais cedo se vão revelar "surpreendentemente" úteis, provavelmente só depois de acabar o curso e já a trabalhar!
Aí vais ver as coisas com outros olhos!  Smiley

Seja como for, é claro que há cadeiras desnecesserárias.. E da maneira como o curso agora está feito, claro que sem o Mestrado, pouco ou nada de jeito se aprende de Meteorologia a sério.. Isso não há dúvida.. Cadeiras mais específicas só nesses anos de Mestrado!

Seja como for, e até porque um aluno deste curso pode seguir vários ramos e caminhos, tem que se entender o início mais geral, e com bases que servem para qualquer um deles!
 Wink

Aproveita, discute, e participa por aqui, que é isso que todos queremos! 
E quantos mais colegas conseguires cativar a cá vir, melhor!  Grin
Registado

tipicamente
TigoStreets
Administrador
Magnetosfera
Localidade: Covilhã

« Responder #22 em: 11/25/09 - 23:16:19 »

É de facto uma pena que este curso envolva tanta matemática e tanta física...embora tenha sido a minha 1ª escolha, rapidamente tive de analisar outras, porque verdade seja dita, eu não me dou muito bem com estas ciências...para fazer este curso precisaria de 10 anos ou mais... Grin  Tongue Basta ver o 1º ano (U.Aveiro):

1º ano › 1º semestre
Álgebra Linear e Geometria Analítica
Aplicacionais para Ciencias e Engenharia    
Elementos de Quimica-Fisica    
Introdução aos Conceitos da Física    
Cálculo I
1º ano › 2º semestre
Química Geral
Simulação e Modelação
Mecânica Clássica    
Geologia Geral    
Calculo II    

Claro que se podem pôr as questões do empenho e dedicação, mas, decididamente, números e eu não são uma combinação perfeita.  angel
De qualquer forma, sê bem-vinda e boa sorte na conclusão do curso! Wink Cheesy
Registado

suka
Membro Regular
Ionosfera

« Responder #23 em: 11/26/09 - 11:08:46 »

En España estudiamos "meteorología" como rama de la física. Con lo que para ser meteorólogo tienes que estudiar física. Eso implica que en tus años de estudio tengas que dar asignaturas como: Mecánica Cuantica, Termodinámica, Electromagnetismo, Electronica Analógica y Digital, Mecánica Teórica, Electrodinámica Clásica.... que no tienen mucho que ver con la meteorología.

Para que os deis cuenta, en el primer año de carrera las asignaturas que se imparten son:
Álxebra
Diferenciación De Funcións
Ecuacións Diferenciais Ordinarias
Integración De Funcións
Mecánica E Ondas
Técnicas Experimentais (Lab. De Mecánica E Ondas)
Ampliación De Física Xeral Obrigatoria
Física Xeral Obrigatoria
Química

Y en segundo ya se empieza con la "física":
Electromagnetismo
Ampliación De Mecánica E Ondas
Termodinámica Troncal
Análise Complexa Troncal
Ampliación De Electromagnetismo
Técnicas Experimentais (Lab. De Electromagnetismo)
Técnicas Experimentais (Lab. De Termodinámica)
Ampliación De Termodinámica
Análise Numérica
Ecuacións Derivadas Parciais

La meteorología hasta 3º curso no empieza, y con un par de asignaturas nada más     
Registado

"No conozco a la mitad de ustedes ni la mitad de lo que querría, y lo que yo querría es menos de la mitad de lo que la mitad de ustedes merece." Bilbo Bolsón-El Señor de los Anillos

"Todo esto lo digo en serio, oh hermanos míos, pero lo que hago lo hago porque me gusta" Alex-La Naranja Mecánica
Seringador
Administrador
Magnetosfera
Localidade: V. N. Gaia / Campeã

Nemo mortalium omnibus horis sapit!

« Responder #24 em: 11/26/09 - 14:15:36 »

Concordo contigo raquel, muitas das cadeiras não servem muitos de futuro, a não ser para trabalhar directamente com cálculos matemáticos e envolvência com modelos, etc. deveria sim ter mais conteúdo prático mas o que é que se há-de de fazer, não há estofo para mais, somente o refúgio na matemática  e fisica, embora esta última mais importante.

Agoar dizerem que sem mestrado não têm cadeira mais ligadas à previsão, estão apoiar de que antes disso pouco tem de interessante do modo actual.
Se não têm necessariamente de ser especificas,poderiam sim ser gerais e muito importantes e cativantes, como acontece noutros paíse ou quase em todos à excepção de espanha Tongue Grin

Mas com Bolonha o que interessa são mestrados e doutoramentos por causa dos €€€€€.

Resumindo acho que poderiam mudar algumas cadeiras e equacionar os conteúdos de outras...

Bem-vinda Raquel!
Registado

"Para compreendermos a natureza, primeiro teremos de nos submeter a ela" Francis Bacon
Extremos 2010 dias:39.4ºC (27.07.2010)Mínima ano: -2.4ºC (09.01.2010)

http://twitter.com/Meteoseringador ou http://blip.fm/Meteoseringador
suka
Membro Regular
Ionosfera

« Responder #25 em: 11/26/09 - 17:07:10 »

Se não têm necessariamente de ser especificas,poderiam sim ser gerais e muito importantes e cativantes, como acontece noutros paíse ou quase em todos à excepção de espanha Tongue Grin

Y ahora con Bolonia a ver como queda todo esto aquí...  Sad
Registado

Páginas: 1 [2]   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: