[x]
Bem vindo ao Meteoiberia
À frente do seu tempo

O fórum METEOIBERIA.COM é um ponto de encontro de todos os amantes da Meteorologia e Ciências da Terra e do Espaço para que estes possam trocar ideias, ajudas, impressões, informações e conhecimentos, num ambiente de boa disposição e aprendizagem.

Antes demais aceite o nosso convite para se registar no fórum.

Para ter acesso ao quadro de seguimento de EVENTOS extremos é necessário estar registado e On-line.
Forum Meteoiberia
Notícias: Discussão e Previsão - Primavera 2010

*
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?
03/11/10 - 14:24:05

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Páginas: 1 2 [3] 4 5   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Inverno 2009/10 - Discussão e Previsões  (Lida 9137 vezes)
Seringador
Administrador
Magnetosfera

Localidade: V. N. Gaia / Campeã

Nemo mortalium omnibus horis sapit!

« Responder #30 em: 10/28/09 - 14:26:31 »

Em relação ao que o Suka e tu disseste apenas uma pequena correcção ou não .... foi um estudo que foi efectuado.
Parece existir uma correlação negativa entre a precipitação e as SST por exemplo na região dos Açores até ao Noroeste da Madeira e chegando até próximo da costa de Portugal, não junto ás costas !!
Contudo esse junto diz que tb existe uma correlação positiva entre a anomlia das SST na corrente fria das canárias e chegando á Peninsula Ibérica !!
Ou seja uma anomalia postiva das SST nos Açores --> anomalia negativa da precipitação, logo anos secos;
Uma anomalia positiva da corrente das canárias, ou seja, um enfraquecimento desta corrente, resulta em ---> anos mais chuvosos

Concordas com isto, é que neste momento de acordo com o NOAA parece existir uma anomalia bem positiva na corrente das Canárias e algures ali junto á Gronelândia do lado leste ( ), devendo-se manter nos próximos meses !!
O que achas, se quiseres depois dou-te o link do estudo !!
O NOAA preve uma grande anomalia da pressão a norte da Europa, preveem altas pressões nessa zona !!

O que achas do que eu disse ?

Uma coisa é anomalia das SSt -tiva nos açores, outra é nas Canárias, onde as cirulações oceânicas e atmosféricas são diferentes, não podemos comparar entres ambos.
nas Canárias temosa coprrente fria das Canárias, nos Açores a corrente do Golfo. Se estiver uma anomalia +tiva das SST nas Canárias, terão muita weather058 weather058
pela experiência nunca vi uma anomalia positiva a gerar menos precipitação...

não ligo ás previsões da NOAA , ligo aos indices que nos revelam...

Europa vai tb a escandinávia e Russia Ocidental, por isso aumento da preesão poderá tb ser uma realidade por esses lados.

PS: está muito confuso o teu raciocínio
Coloca um mapa global das SST e depois da ciclogenese e compara Wink

SST

StormTrack

Registado

"Para compreendermos a natureza, primeiro teremos de nos submeter a ela" Francis Bacon
Extremos 2010 dias:17.3ºC (08.02.2010)Mínima ano: -2.4ºC (09.01.2010)

http://twitter.com/Meteoseringador ou http://blip.fm/DJMeteoseringador
Tempestade
Troposfera
**

Localidade: Faro

« Responder #31 em: 10/28/09 - 15:11:29 »

Seringador ... se calhar é mais fácil entender assim tens aqui o link:
http://www.ceg.ul.pt/finisterra/numeros/1998-66/66_05.pdf

Este é o link que te tinha falado, acho que não me troquei ... e eu acho a corrente das canárias é uma corrente descendente da corrente do golfo, quando esta se divide em dois na zona dos Açores, e depois acaba por surgir essa corrente fria chamada corrente fria das Canárias e que segundo o Atlas que vi vem de Norte para Sul !!

O mapa da correlação que estava a falar:

Era o que eu estava a dizer ... eu sei ás vezes sou um bocado confuso 
Registado
Tempestade
Troposfera
**

« Responder #32 em: 10/28/09 - 15:47:22 »

Na pág.83 em relação á correlação diz:
" Na área de correlação positiva a variabilidade da TSO está em fase com a variabilidade da precipitação em Portugal Continental, ou seja a anomalias postivas na TSO será de esperar em média anomalias postivas na precipitação. Quando se verifica um enfraquecimento da corrente das canárias, espelhado num aumento de temperatura de superficie das águas oceânicas será de esperar que ocorra um periodo de precipitação acima do normal em portugal continental".

" O padrão das TSO nos anos chuvosos consistirá num enfraquecimento das suas principais correntes do Atlântico: anomalias positivas na TSO na corrente fria das Canárias e anomalias negativas na TSO na corrente quente do Golfo".

Ups ... acho que me troquei .... por causa da corrente quente e fria ..

Ou seja, na corrente das canárias, uma anomalia positiva traduz-se num enfraquecimento da corrente fria, logo água mais quente;
na corrente do golfo, uma anomalia negativa da TSO, traduz-se num enfraquecimento da corrente quente, logo água mais fria;

Já agora o mapa que me deste ilustra isso, zonas com anomalia negativa tem AA e agua mais quente em termos de anomalia tem depressão !!

Ou seja podemos ter um Outono / INverno em grande !!
Registado
Seringador
Administrador
Magnetosfera

« Responder #33 em: 10/28/09 - 19:25:05 »

Seringador ... se calhar é mais fácil entender assim tens aqui o link:
http://www.ceg.ul.pt/finisterra/numeros/1998-66/66_05.pdf

Este é o link que te tinha falado, acho que não me troquei ... e eu acho a corrente das canárias é uma corrente descendente da corrente do golfo, quando esta se divide em dois na zona dos Açores, e depois acaba por surgir essa corrente fria chamada corrente fria das Canárias e que segundo o Atlas que vi vem de Norte para Sul !!

O mapa da correlação que estava a falar:

Era o que eu estava a dizer ... eu sei ás vezes sou um bocado confuso 

Mas o que eu li dá razão à correlação positiva entre anomalia +tiva das SST, mais Ciclogenes, -tiva tendência para alta pressão, senão repara:
" As anomalias positivas na TSO, será de esperar, em média, anomalias positivas na precipitação. O mesmo será dizer que, as anomalias positivas na TSO, correspondem anos precipitação acima do normal, podendo o mesmo raciocínio ser feito de forma equivalente para os anos de precipitação abaixo do normal"

pag. 83, 1º parágrafo
quanto à corerente fria das Canárias, defende que qdo existe um enfraquecimento desta última os anos tendem a ser com precipitação acima do normal

Nas áreas de correlação negativa é que originam anos secos.

Se a NOAA indica que pode ser assim:

claro que daqui a uns 15 dias já estará diferente, não vejo altas pressões na Europa só se for a Norte e no Inverno...

Registado

"Para compreendermos a natureza, primeiro teremos de nos submeter a ela" Francis Bacon

Tempestade
Troposfera
**

« Responder #34 em: 10/28/09 - 20:13:59 »

Eles no artigo que leste .. tb dizem que essa relação é mais forte nos meses de Inverno, entre Dezembro e Fevereiro que é quando a NAO tem uma particular relevância sobre o nosso clima, porque ter um NAO -4, entre Abril e Setembro não aquece nem arrefece. A importância da NAO tem especial significado nos meses de Inverno (Novembro a Março), mas em especial entre Dezembro e Fevereiro.

O que diz respeito ás altas pressões na Europa podemos ver nos modelos que existe um anticiclone previsto a entrar em Novembro que se localizará no Nordeste da Europa. Esse anticiclone contudo não terá um papel importante para nós se o AA não enfraquecer (parece que está dificil). Isto porque não está prevista qualquer anomalia das pressões no Norte da Europa (entre Gronelândia e a Noruega), que nos interessam especialmente !!

Contudo em Dezembro esse cenário já se começa a alterar estando previstas anomalidas de pressão (Altas pressões) em toda a Europa do Norte desde a Gronelândia até á Escandinávia.
Em Janeiro e Fevereiro essas anomalias são ainda maiores.
Tu mostraste a relação entre a precipitação prevista e a temperatura, porque achavas que existe uma relação muito próxima e assim desconfias dos valores.

Eu acho que isso depende do posicionamente desses mesmo anticlones porque este aqui em Novembro parece provocar na maior parte das regiões da Europa central um fluxo de sul/sutese e daí as temperaturas mais elevadas
Registado
Tempestade
Troposfera
**

« Responder #35 em: 10/28/09 - 20:16:44 »

Podes ver na página deles onde diz z200 e z700 as anomalias das pressões, e tb tem a anomalia das SSTs que se não estou interpretando mal mostra uma anomalia positiva das SST na corrente fria das canárias, bem como muito bem pronunciada nas nossas costas !!

Se tu reparares em Particular a partir de Dezembro as SSTS apresentam aquilo que temos estado a falar ...
Um anomalia negativa das SSTs na corrente do Golfo, uma anomalia positiva na corrente das Canárias, uma anomalia positiva das SSTs algures ali pros lados Oeste da Gronelândia, que espero que seja somente naquela zona abaixo creio que da Islândia !!

Ou seja parece-me que aquilo que eles dizem no estudo e que tu dizes bate certo.
Temos condições bastante boas para que possamos ter pressões altas no Norte da Europa, e  precipitação acima do normal aqui para nós   !!
O problema é se essas altas pressões espreguiçam-se demasiado para sul!! Os do Mediterrâneo é que fazem a festa, ou seja, em especial os italianos e gregos.
No que respeita a ser mais frio ou mais morno isso depende do(s) sitio(s) e da forma como esses espreguiçam-se para saber-se se será frio ou quentes ....

Acho que andámos a dizer a mesma coisa  e não nos entendiamos ..

tens razão anoamlia positiva nas SSTS dá sempre ciclogénese seja onde for !!
« Última modificação: 10/28/09 - 20:44:25 por Tempestade » Registado
Alex
Administrador
Magnetosfera

Localidade: por aqui e por ali....

« Responder #36 em: 11/02/09 - 10:08:51 »

Quanto ao Metoffice que na sua previsão para Outubro/Novembro/Dezembro dizia que teriamos um Outono normal a chuvoso, sendo mesmo mais chuvoso que o Normal em Especial na Espanha, bem tem muito que chover para que seja pelo menos normal !!

Temos que ter muito cuidado a analisar as previsões "tempestade".....   Nada é assim tão linear... Quais os erros que eles colocam por exemplo Huh?

« Última modificação: 11/02/09 - 10:27:21 por Alex » Registado

Climate is what you expect; weather is what you get
Seringador
Administrador
Magnetosfera

« Responder #37 em: 11/02/09 - 10:41:01 »

O MeteoO somente tende acertar mais ou menos na Previsão de Inverno, as outras não tem tido grande sorte, tb é onde se identifica menos, esta instituição aposta muito mais na previsão de Inverno.
Como o Alex menciona, tem,os de filtrar a informação antes de acreditar piamente... ou memso retirar ilações Wink

A ver vamos, indica temperado e chuvoso para o UK... mas não sei não, acho que temperado poderá ser mais para aqui, embora os anos frios não costumam vir isolados mas, antes em clusters... Wink
Registado

Seringador
Administrador
Magnetosfera

« Responder #38 em: 11/02/09 - 15:40:52 »

PREVISÃO INVERNO 2009/10
Bem com a proximidade de chegada do Inverno climático, coloco a minha previsão para a referida estação do ano.

Nesta primeira previsão para o Inverno, tudo indica que em geral poderá ser um Inverno algo Ameno e algo Chuvoso, considerando mais a precipitação do que a eventual secura, e a que cair será em forma Neve nas regiões habituais no Início e para a sua recta Final. Todavia, Chuvoso, não significa muita precipitação consecutiva, poderá ser mais conotado com um período de tempo severo, de formações Atlânticas pelo decorrer da 1ª metade e Meridionais na 2ª. Assim, deixo aqui exemplo de anos as quais espero que sejam análogos, pelo que poderá levar a um ano semelhante a 1975/76 ou 2002/03?..

Dezembro de 1975
Dezembro de 2002

Espero uma primeira metade do Inverno mais instável e ameno do que a segunda, embora já temos a expectativa para um Janeiro Calmo e frio, com um Fevereiro endiabrado, e poderá bem sê-lo?!
As temperaturas situar-se-ão na média ou ligeiramente acima da média (+0.5ºC a +0.8ºC) e precipitação na média ou ligeiramente abaixo da média (50 a 70% probabilidade), muito por causa da segunda metade desta estação.
Penso que o pico deste Inverno seja entre inícios de Dezembro e a 3ª semana de Janeiro. Quanto à a situação de neve, penso que será de ter em conta o início de Dezembro, com eventual entrada de Norte e depois algumas geadas em Janeiro, tornando o Fevereiro num mês particularmente interessante, com possibilidade de incursões de N e NW mas, claro que não serão em quantidades muito significativas, apenas acumulações significativas nas cotas acima 800m/1000m.

Dezembro 2009
Neste mês espero uma precipitação na média ou ligeiramente acima da média (50% probabilidade), ao passo que, as temperaturas poderão ser acima da média (>0.5ºC e <1.25ºC), apesar de que, no início do mês aguardo alguma frescura e humidade.
Gostava de ressalvar que se em Dezembro, o Anticiclone irá oscilar muito de posição, o que, poderá levar a flutuações do “Jet stream”, ao nível da latitude, à medida que atravessa o Atlântico para o fim do mês, permitindo assim um acréscimo da severidade da instabilidade.

1ª Quinzena
Neste início do mês espero uma alguma instabilidade com carácter convectivo, com um fluxo Meridional de Norte, podendo provocar alguma frescura e humidade, em especial a Norte.
Ao entrarmos na 2ª Semana, iremos assistir no continente a um período de inversões térmicas, onde o acentuado arrefecimento nocturno se fará sentir, sobretudo a norte do território, com a eventual passagem de uma núcleo de Altas pressões.

2ª Quinzena
Na 3ª semana de Dezembro irão prevalecer períodos de grande instabilidade afectando todo o território, mais de ordem frontal, arriscando numa situação extrema para o fim desta semana com uma alteração do padrão.
Para a 4ª semana, existe a possibilidade de inundações locais devido à eventual passagem de sistemas baixas pressões, que poderão fazer com que o Ant. dos Açores se desloque para SW, deixando caminho livre para um “Storm track” zonal.

Janeiro 2010
Neste mês, prevejo um mês Misto, uma precipitação abaixo da média (50% probabilidade), ao passo que, as temperaturas poderão nas média ou ligeiramente acima da média (+0.5ºC e +0.75ºC), apesar de que, na 2ª metade do mês aguardo alguma frescura e predominância anticiclónica.

1ª Quinzena
Para a 1ª semana, existe a possibilidade de inundações locais devido à eventual passagem sucessiva de sistemas depressionários, que poderão fazer com que o Ant. dos Açores se desloque para SW, deixando caminho livre para um “Storm track” zonal.
Na 2ª semana um fluxo de NW, trazendo consigo eventuais frentes frias e com o Anticiclone a Sul encostado ás mesmas com possibilidade de provocar precipitações moderadas com alguma convectividade.

2ª Quinzena
Para a 3ª semana, existe uma fase de transição de um Fluxo de Noroeste, com uma depressão do Atlântico, para um fluxo de Leste, mais seco e frio, influenciado por um anticiclone dos Açores se desloque em crista até à Europa central e/ou com eventual link a uma Alta pressão Continental.
Espero para a 4ª semana a continuação do padrão anterior, podendo mesmo, existir uma melhoria, quando comparado com a 1ª quinzena, terminando o mês com bons estados de tempo.

Fevereiro 2010
Neste mês existem grandes probabilidades da precipitação ficar na média (70% probabilidades) e com temperaturas perto da média (+/-0.5ºC), salvo para o meio do mês. Existem ainda, fortes possibilidades de uma prevalência de um jet fraco o que poderá influenciar este mês bastante interessante em termos Convectivos. Assim poderá permitir, acumulações localmente interessantes e, caso se venham a sentir, poderão ser em forma de neve com algumas acumulações significativas para as terras altas do Norte, durante esses eventos.

1ª Quinzena
Na 1ªsemana continua a influência do Anticiclone dos Açores e uma sucessão de bons estados de tempo, existindo uma grande amplitude térmica.
No começo da 2ª semana poderá existir a possibilidade da passagens de depressões com potencial de actividade tal que poderão provocar alguma queda de neve paras as terras altas, mais por uma possível influência de uma incursão de Noroeste, mas sempre com o referido núcleo de altas pressões por perto.

2ª Quinzena
Durante a 3ª semana, prevalecerá a continuação de alguma instabilidade, de fraca actividade (convectiva), com a alteração de padrão de influência à medida que se chega à 4ª semana, pelo que aqui as temperaturas irão situar-se abaixo da média, com probabilidade de sermos afectados por uma depressão geoestacionária.

Resumindo, um Inverno Algo Ameno e Chuvoso, com a excepção do mês de Janeiro, onde espero uma transição de severidade para Anticiclónico, com um ou outro evento poderá deixar marcas e notícias mais para o final de Dezembro até meados de Janeiro, espero que sem vitimas ou grandes prejuízos materiais.
Existem ainda grandes probabilidades de um elevado número de dias com trovoada, podendo ser marcado por considerável precipitação convectiva para a sua recta final.

Porto, 01 de Novembro de 2009

Nota:
Ressalvo que estes dados são meramente indicativos e resulta de um conjunto de dados e observações climáticas, onde existe uma componente de dados com diferentes pesos, onde destaco, médias, últimos 5 anos, SST, NAO, ENSO, MJO, PNA, etc. Além de outros dados.

Bem haja.

Melhores cumprimentos,
Autor: Mário Marques
Copyright © Meteoiberia 2007-2009

Nota de análise das Teleconexões:
A situação nesta altura do ano está muito interessante, com várias teleconexões, existindo boas indicações, como o ENSO na região 3.4 que neste momento está positivo, portanto um El Niño moderado, todavia, acho que poderá vir a ser mais Neutral para o Final da estação.
Isto poderá ajudar a um final de Inverno fresco, depois neste momento é uma incógnita, já que metade dos membros, estão opostos à outra metade nas suas previsões.
Entre outras variáveis de analisar, destaco a actividade solar (mínimo sunspots cuja relação mais conhecida é o enfraquecimento do Jet Stream), um PDO eventualmente Negativa (fase fria) e que favorece muito, um evento de  El Niño durante uma fase negativa, embora a querer ir para uma fase positiva para o fim d. Depois, poderemos ter um PNA predominantemente Negativo e uma Oscilação eventualmente negativa da NAO, que em conjunto poderão influenciar a ciclogénese no meio do Atlântico mais para a 1ª metade da estação, além de que estaremos numa fase positiva de transição do QBO.
Muito  interessantes sem dúvida, mais 3 semanas e já teremos mais que dizer acerca deste período climático, que ainda falta vir...

http://www.cdc.noaa.gov/Correlation/nao.data
http://www.cdc.noaa.gov/Correlation/pdo.data
http://www.cdc.noaa.gov/Correlation/qbo.data
http://www.cdc.noaa.gov/Correlation/pna.data

Projecção segundo alguns modelos:

CFS - Precipitação
http://www.cpc.ncep.noaa....fcst/images/euPrecSea.gif
CFS - Temperatura 2m
http://www.cpc.ncep.noaa...._fcst/images/euT2mSea.gif

IRI – Precipitação
http://iri.columbia.edu/c...ct2009/NDJ10_Eur_pcp.html 
IRI – Temperatura 2m
http://iri.columbia.edu/c...t2009/NDJ10_Eur_temp.html
ENSO
O ENSO 3.4 está positivo, pelo que as previsões actuais apontem para uma situação de El Niño moderado, embora os membros da previsão mais recente, mostram um declínio a partir do final de Dezembro, para perto de uma situação Neutral (+0.5)
http://www.cpc.ncep.noaa....t/images/nino12SSTMon.gif
http://www.cpc.noaa.gov/p...ensostuff/ensoyears.shtml

Relação histórica de eventos La Niña/El Niño
http://www.cpc.noaa.gov/p...ensostuff/ensoyears.shtml

Discussão:
http://www.cpc.noaa.gov/p...tion-status-fcsts-web.pdf

AO foi predominantemente negativa esperando uma positividade neste Outono, ao contrário da NÃO, que embora tenha vindo acompanhar a AO, poderá permanecer negativa, pelo que será muito interessante para o Outono, pq até aqui a média situa-se nos -1.26, desde o início do ano.
NAO: http://www.cru.uea.ac.uk/.../projpages/nao_update.htm
http://www.cpc.noaa.gov/p...p/CWlink/pna/nao.fcst.gif
http://www.cpc.ncep.noaa....b5001.current.ascii.table
AO - http://www.cpc.noaa.gov/p...aily_ao_index/ao.fcst.gif
NAO - http://climate.mssl.ucl.a...ocs/NAO2008-9Forecast.pdf

Melhores cumprimentos,

Autor: Mário Marques
Copyright © Meteoiberia 2007-2009

Registado

mb350gd
Membro Regular
Troposfera

Localidade: Carrazeda de Ansiães (Quinta a 850 mt .... )41º11'12.78 N 7º11'39.83 W

Mercedes 350 Gd Turbo

« Responder #39 em: 11/02/09 - 21:22:47 »

Boas Seringador.
Li com atenção a tua previsão e posso então concluir que será ( para a minha zona ) um Inverno com menos geadas ( menos dias com temperaturas muito baixas ) e com muito menos neve.
Isto comparando com o Inverno do ano passsado.
Estou correcto ??
Abraço
Hugo
Registado

Mercedes 350 Gd Turbo 6 Cilindros 150 Cv
Carrazeda de Ansiães
Quinta em Vilarinho da Castanheira a uma média de 850 mt
Tempestade
Troposfera
**

« Responder #40 em: 11/02/09 - 22:47:45 »

Parece uma previsão muito parecida com aquilo que o NOAA preve neste momento !!
É mais ou menos aquilo que esperava que dissesses, embora tivesse esperança que desses uma previsão mais chuvosa !!
Assim Dezembro a Fevereiro deverá estar na média embora acho que neste momento continua tudo tremendamente indefinido pois como disseste existem alguns dados contraditórios !!
É també mais ou menos aquilo que outras pessoas que se basearam em actividades solares e outros aspectos tb fizeram, só que para outros países !!
Registado
Alex
Administrador
Magnetosfera

Localidade: por aqui e por ali....

« Responder #41 em: 11/03/09 - 09:31:14 »

Mais ou menos as duas previsões ( cpc e iri) estão em consonância....  E não é assim tão má.... com bastante precipitação...

Registado

Climate is what you expect; weather is what you get
Seringador
Administrador
Magnetosfera

« Responder #42 em: 11/03/09 - 09:56:41 »

Parece uma previsão muito parecida com aquilo que o NOAA preve neste momento !!
É mais ou menos aquilo que esperava que dissesses, embora tivesse esperança que desses uma previsão mais chuvosa !!
Assim Dezembro a Fevereiro deverá estar na média embora acho que neste momento continua tudo tremendamente indefinido pois como disseste existem alguns dados contraditórios !!
É també mais ou menos aquilo que outras pessoas que se basearam em actividades solares e outros aspectos tb fizeram, só que para outros países !!

Achas mesmo  por um lado ainda bem pq normalmente as outras tendem a convergir com a minha para a Iberia, vá lá que existe consonância em anos El Niño, e o Fevereiro nada tem haver com a NOAA e o detalhe da quinzena e semana a NOAA também a dá Wink Wink
O mês com maior incerteza é o Janeiro pode ser de 8 ou 80, isto pq coincide logo depois, com uma fase importante do ENSO.
« Última modificação: 11/03/09 - 10:14:14 por Seringador » Registado

Seringador
Administrador
Magnetosfera

« Responder #43 em: 11/03/09 - 12:03:49 »

Só espero que seja perto do normal...em termos de precipitação, e espero enganar-me na precipitação, i.e., deveria de ser muito acima da média, pq bem precisavamos Sad
Registado

Mago
Membro Regular
Troposfera

Localidade: Beira Alta

« Responder #44 em: 11/03/09 - 14:22:38 »

Só espero que seja perto do normal...em termos de precipitação, e espero enganar-me na precipitação, i.e., deveria de ser muito acima da média, pq bem precisavamos Sad

Sim porque aqui apenas caiu 372 mm de precipitação desde 1 de Janeiro, Muito pouca chuva..... Sad
Registado
Páginas: 1 2 [3] 4 5   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para:  

Grupos Google Inscreva-se no Grupo Meteoiberia.com e receba a Previsão Meteorológica para 10 dias!
Email: