Seringador
Administrador
Magnetosfera

Localidade: V. N. Gaia / Campeã
Nemo mortalium omnibus horis sapit!
|
 |
« Responder #90 em: 01/25/10 - 14:27:29 » |
|
para o próximo FDS no extremo Norte as chances são maiores, embora já na previsão desta semana avancei na 5ª feira passada com aguaceiros para o Interior Norte mas era para o próximo FDS.  Agora é bom sinal ser surpreendido, embora as chances para hoje são baizxas devido à falta de  e não de 
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
Seringador
Administrador
Magnetosfera

|
 |
« Responder #91 em: 01/26/10 - 10:56:29 » |
|
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
Seringador
Administrador
Magnetosfera

|
 |
« Responder #92 em: 01/26/10 - 18:43:50 » |
|
Boas, Todos na expectativa, ao passo que eu estou a começar a ficar em pulgas... http://91.121.93.17/pics/Rukm1201.gifhttp://91.121.93.17/pics/Recm1201.gifNota-se ant. no Atlântico a enfraquecer e o do NE a fortalecer, nem que o do atlântico oscile é bom ver a pressão a querer aumentar a Norte  Até amanhã
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
Alex
Administrador
Magnetosfera

Localidade: por aqui e por ali....
|
 |
« Responder #93 em: 01/26/10 - 18:45:38 » |
|
Esperemos que sim !!!!
Se o resto do inverno vai ser um pouco aborrecido !!
|
|
|
|
|
Registado
|
Climate is what you expect; weather is what you get
|
|
|
joão fonseca
Membro Regular
Litosfera

Localidade: Entroncamento
|
 |
« Responder #94 em: 01/27/10 - 06:04:21 » |
|
Ai como eu me vou divertir neste fórum a partir do dia 6 de Fevereiro……  …com a mudança lunar para Q. minguante !!! Este carnaval vai ser de terno …..  -jf-
|
|
|
|
|
Registado
|
Quanto mais se lê, mais se vê …
|
|
|
Sir Martinez Kebechet
Membro Regular
Magnetosfera

Localidade: Lisboa / Évora
|
 |
« Responder #95 em: 01/27/10 - 06:45:20 » |
|
É uma distância temporal ainda prolongada, mas de facto o panorama começa a ficar interessante para o mês de Fevereiro.Com o aumento da pressão a norte e sobretudo com um potente anticiclone na Sibéria, iria de novo provocar um género de "red carpet" para várias depressões e claro para o frio  Estou cá com uma fezada de ver aqui o forúm de novo com movimento.Eventos atrás de eventos e tudo a postar ao mesmo tempo  .Bom, logo se vê, antes que isto dê para o torto.... Entretanto vamos aproveitando estes dias de calmaria que mesmo assim ( apesar da pasmaceira ) já eram precisos! 
|
|
|
|
|
Registado
|
Portugal é um país geométrico:é rectangular e tem problemas bicudos discutidos em mesas redondas, por bestas quadradas!
|
|
|
rozzo
Moderador Global
Ionosfera

Localidade: Oeiras
|
 |
« Responder #96 em: 01/27/10 - 10:54:35 » |
|
Pois, para já este fresco, e para a semana o ar siberiano vai andar a Sul, mas mais a Este de nós, com frio intenso em Itália p.ex. Aparece já neve na previsão simbólica para Roma do weatheronline.. Mais tarde, sim começam a aparecer sinais que poderá a pressão aumentar a N/NW de nós, suficientemente longe para uma situação semelhante à do período desde o final de Dezembro até meio de Janeiro.. Engraçado o padrão no GFS de entradas gélidas pelo Atlãntico a dentro bem a Norte de nós, semelhantes às modeladas nessa altura, que depois em cima da hora, acabavam sempre desviadas mais para Sul, ou seja para cima de nós.. Mas estamos a falar ainda muito longe claro, são bons sinais mas cautela.. Basta ver algures no 2º painel GFS p.ex um "cenário apocalíptico" de duas depressões "chocarem", uma vinda de Oeste, e outra de Este, bastante surreal.. O ECMWF mais comedido claro.. Esperemos, e com boas esperanças! 
|
|
|
|
|
Registado
|
tipicamente
|
|
|
carlitinhos
Membro Regular
Litosfera

Localidade: Fundão (540m)
|
 |
« Responder #97 em: 01/27/10 - 12:17:49 » |
|
Bem, o Seringador tinha deixado a ideia de se atrasarem as podas... a minha questão é, mantem-se esse cenario ou posso avançar com as ditas é que com este tempo de aclamia na zona toda a gente as anda fazendo.
cumprimentos
|
|
|
|
|
Registado
|
batem leve, levemente como quem chama por mim, que saudades Deus meu
|
|
|
Seringador
Administrador
Magnetosfera

|
 |
« Responder #98 em: 01/27/10 - 14:25:39 » |
|
Boas, ECM mais comedido nesta run das 00h pq ontem das 12h era muito boa...  Por agora excelente run de control, foi um outlier quente esta run do GFS, venhaa próxima http://91.121.94.83/model...;lon=-8.37735849056603854
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
Seringador
Administrador
Magnetosfera

|
 |
« Responder #99 em: 01/27/10 - 14:33:18 » |
|
Bem, o Seringador tinha deixado a ideia de se atrasarem as podas... a minha questão é, mantem-se esse cenario ou posso avançar com as ditas é que com este tempo de aclamia na zona toda a gente as anda fazendo.
cumprimentos
Boas, Pois disse carlititos  e fico contente por teres reparado  deixa-os fazer  pq na 1ª quinzena de Fevereiro ainda é tempo além de que espero mais calmaria e frescura para Fevereiro do que o Janeiro e Dezembro, portanto normalmente é nesta altura, mas isso é normalmente, atrasar uma ou duas semanas por vezes é o suficiente e ionde reside a diferença. além de que aocnselho a fazeres a poda numa Lua nova para o crescente, portanto daqui a 15 dias +/-  Ainda dou a dica(já estou a terminar a previsão para Primavera 2010) que que Março será um bom mês de Inverno.... ou melhor Marçagão.... 
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
Seringador
Administrador
Magnetosfera

|
 |
« Responder #100 em: 01/27/10 - 14:36:51 » |
|
Ai como eu me vou divertir neste fórum a partir do dia 6 de Fevereiro……  …com a mudança lunar para Q. minguante !!! Este carnaval vai ser de terno …..  -jf- bem é o que estou à espera, pelo menos frio virá(tenho as expectatyivas altas), o resto será por acréscimo 
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
Seringador
Administrador
Magnetosfera

|
 |
« Responder #101 em: 01/27/10 - 14:43:41 » |
|
A sinóptica de hoje parece semelhante à de 63 não, mas não quer dizer que vá ser assim, acho que irá ser mais lá para a frente, senão vejamos estava assim  depois de um dia para o outro a alta pressão retrocede para a Groonelândia, arrastando consigo o ar de NE sobre europa Ocidental 
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
carlitinhos
Membro Regular
Litosfera

Localidade: Fundão (540m)
|
 |
« Responder #102 em: 01/27/10 - 14:57:13 » |
|
cumprimentos
Boas, Pois disse carlititos  e fico contente por teres reparado  deixa-os fazer  pq na 1ª quinzena de Fevereiro ainda é tempo além de que espero mais calmaria e frescura para Fevereiro do que o Janeiro e Dezembro, portanto normalmente é nesta altura, mas isso é normalmente, atrasar uma ou duas semanas por vezes é o suficiente e ionde reside a diferença. além de que aocnselho a fazeres a poda numa Lua nova para o crescente, portanto daqui a 15 dias +/-  Ainda dou a dica(já estou a terminar a previsão para Primavera 2010) que que Março será um bom mês de Inverno.... ou melhor Marçagão....  ok, obrigado para bom entendedor meia palavra basta, com que então "Março Marçagão". cumprimentos
|
|
|
|
|
Registado
|
batem leve, levemente como quem chama por mim, que saudades Deus meu
|
|
|
joão fonseca
Membro Regular
Litosfera

Localidade: Entroncamento
|
 |
« Responder #103 em: 01/27/10 - 17:37:43 » |
|
cumprimentos
Boas, Pois disse carlititos  e fico contente por teres reparado  deixa-os fazer  pq na 1ª quinzena de Fevereiro ainda é tempo além de que espero mais calmaria e frescura para Fevereiro do que o Janeiro e Dezembro, portanto normalmente é nesta altura, mas isso é normalmente, atrasar uma ou duas semanas por vezes é o suficiente e ionde reside a diferença. além de que aocnselho a fazeres a poda numa Lua nova para o crescente, portanto daqui a 15 dias +/-  Ainda dou a dica(já estou a terminar a previsão para Primavera 2010) que que Março será um bom mês de Inverno.... ou melhor Marçagão....  ok, obrigado para bom entendedor meia palavra basta, com que então "Março Marçagão". cumprimentos Só que desta vez não vai ser como o velho Ditado diz ( Março marçagão manha de inverno tarde de verão ) mas sim tarde e noite de inverno ……digo eu com os nervos ehehehehehehh -jf-
|
|
|
|
|
Registado
|
Quanto mais se lê, mais se vê …
|
|
|
Seringador
Administrador
Magnetosfera

|
 |
« Responder #104 em: 01/29/10 - 10:15:46 » |
|
cumprimentos
Boas, Pois disse carlititos  e fico contente por teres reparado  deixa-os fazer  pq na 1ª quinzena de Fevereiro ainda é tempo além de que espero mais calmaria e frescura para Fevereiro do que o Janeiro e Dezembro, portanto normalmente é nesta altura, mas isso é normalmente, atrasar uma ou duas semanas por vezes é o suficiente e ionde reside a diferença. além de que aocnselho a fazeres a poda numa Lua nova para o crescente, portanto daqui a 15 dias +/-  Ainda dou a dica(já estou a terminar a previsão para Primavera 2010) que que Março será um bom mês de Inverno.... ou melhor Marçagão....  ok, obrigado para bom entendedor meia palavra basta, com que então "Março Marçagão". cumprimentos Só que desta vez não vai ser como o velho Ditado diz ( Março marçagão manha de inverno tarde de verão ) mas sim tarde e noite de inverno ……digo eu com os nervos ehehehehehehh -jf- Boas, Depois de resolvidos problema de acesso à net  aqui me encontro nesta paz de alma que tem sido nos últimos dias sem instabilidade. João o Marçagão, significa um mês onde existem grandes contrastes em curto espaço de tempo, desde amplitudes térnmicas, dias ventosos, sol intenso, pósfrontais interessantes, etc. Por isso, um Março à antiga e Marçagão também pode ser: "Março Marçagão, de manhã vara de cão, ao meio-dia de rainha e à noite de fuinha" - define a variabilidade que existe em Março, sublinhando mudanças para vários estados de tempo ao longo de um curto espaço de tempo. Pelo menos não irá ser uma pasmaceira  Para o FDS espero aguaceiros fracos, que serão de neve acima dos 800m até almoço de domingo a Norte do Douro com a barreira de condensação apanhar a maior parte como é habitual nestas entradas de Norte separando a humidade território.  Para mais tarde e junto ao Carnaval algo poderá surpreender...e antes algo a indicar essa situação...  O Modelo do dia é o GFS MODEL OF THE DAY: GFS SUPERENSEMBLE AND 0Z ENSEMBLE MEAN ECMWF TIED FORECAST CONFIDENCE FOR THE 6-10 DAY PERIOD: ABOVE AVERAGE, 4 ON A SCALE OF 1 TO 5, DUE TO CONSISTENCY AMONG MODEL FORECASTS
Fonte:http://www.cpc.ncep.noaa.gov/
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|