Muy buen registro Márcio. Chaves... he estado alguna vez ya que no queda tan lejos, pero creo que no lo conozco lo suficientemente bien porque no reconozco nada en las fotos. Aun así me ha gustado mucho el reportaje.
Boas!
Mais uma foto, desta feita das terras altas e agrestes do concelho! O que vêm é um marco, marco que divide duas nações, a Portuguesa e a Galega... Ao fundo ve-se um marco geodésico da chamada serra de Mairos ou Vale Grande, marco esse que completa a altitude de 1080m da montanha!
Si es que no estamos tan lejanos!!! Ni en distancia, ni en costumbres, ni en caracter!!!

Como vêem tudo ardeu, o que se vê são os restos mortais de milhares e milhares de pequenos pinheiros plantados pela serra, que foram destruídos no grande incêndio de Chaves em 2006!
Eu ajudei a combate-lo nos dois lados da raia, nomeadamente em Vilarello de Cota (onde tenho família e muitos amigos) e Feces de Cima (OURENSE), desesperadamente para não entrar em Portugal! Foi em vão! Para memória fica o momento em que vi uma familia em lágrimas por se reencontrarem de boa saúde e se abraçaram como se não houvesse amanhã, de facto parecia... e outros que vi perderem tudo, arderam aramazens, estábulos, animais e até casas... Foi angustiante ver as pessoas de Mairos (aldeia vizinha) fugirem para Paradela ( a minha aldeia) apenas com a roupa que tinham no corpo, o deambular constante e arrepiante das ambulâncias a retirar os idosos do lar e das suas casas!
Desculpem o aparte, até me emocionei! Acho que estas tragédias não ficam inumes a ninguém!
Este local fica a aproximadamente 10 min de minha casa na direção NORTE!
La época de los incendios la recuerdo como especialmente trágica tanto para Portugal como para España en general y Galicia en particular. Las imágenes eran impactantes y la gente se quedó sin nada. La misma ciudad de Orense estuvo rodeada de incendios en las distintas laderas de las montañas que la rodeaban. Yo no estaba ese mes de Agosto en la ciudad, sinó en Viveiro, pero aun así seguí con angustia todo el proceso por la prensa y la televisión. Fue horroroso esperemos que nunca más se repita