[x]
Bem vindo ao Meteoiberia
À frente do seu tempo

O fórum METEOIBERIA.COM é um ponto de encontro de todos os amantes da Meteorologia e Ciências da Terra e do Espaço para que estes possam trocar ideias, ajudas, impressões, informações e conhecimentos, num ambiente de boa disposição e aprendizagem.

Antes demais aceite o nosso convite para se registar no fórum.

Para ter acesso ao quadro de seguimento de EVENTOS extremos é necessário estar registado e On-line.
Forum Meteoiberia
Notícias: Discussão e Previsão - Outono 2010

*
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?
09/09/10 - 15:26:53

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Grupos Google Inscreva-se no Grupo Meteoiberia.com e receba a Previsão Meteorológica para 10 dias!
Email:
Páginas: 1 [2] 3 4   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Neve em Chaves  (Lida 7190 vezes)
Márcio Santos
Visitante
« Responder #15 em: 10/28/07 - 21:13:15 »

Boas!
Mais uma foto, desta feita das terras altas e agrestes do concelho! O que vêm é um marco, marco que divide duas nações, a Portuguesa e a Galega... Ao fundo ve-se um marco geodésico da chamada serra de Mairos ou Vale Grande, marco esse que completa a altitude de 1080m da montanha!

Como vêem tudo ardeu, o que se vê são  os restos mortais de milhares e milhares de pequenos pinheiros plantados pela serra, que foram destruídos no grande incêndio de Chaves em 2006!

Eu ajudei a combate-lo nos dois lados da raia, nomeadamente em Vilarello de Cota (onde tenho família e muitos amigos)  e Feces de Cima (OURENSE), desesperadamente para não entrar em Portugal! Foi em vão! Para memória fica o momento em que vi uma familia em lágrimas por se reencontrarem de boa saúde e se abraçaram como se não houvesse amanhã, de facto parecia... e outros que vi perderem tudo, arderam aramazens, estábulos, animais e até casas... Foi angustiante ver as pessoas de Mairos (aldeia vizinha) fugirem para Paradela ( a minha aldeia) apenas com a roupa que tinham no corpo, o deambular constante e arrepiante das ambulâncias a retirar os idosos do lar e das suas casas!
Desculpem o aparte, até me emocionei! Acho que estas tragédias não ficam inumes a ninguém!
Este local fica a aproximadamente 10 min de minha casa na direção NORTE!
Registado
Márcio Santos
Visitante
« Responder #16 em: 01/03/08 - 19:46:58 »

Não é neve mas gelo, do passado mes de Dezembro em Segirei (Chaves), espero que gostem:

Fonte: http://segirei.blogs.sapo.pt/

Eis neve, Aguas Frias:

A minha aldeia fica num vale/encosta naquela serra nevada!

Que saudade destes tempos!
Registado
suka
Membro Regular
Ionosfera
Localidade: Ourense/Allariz

« Responder #17 em: 01/03/08 - 22:22:24 »

Muy buen registro Márcio. Chaves... he estado alguna vez ya que no queda tan lejos, pero creo que no lo conozco lo suficientemente bien porque no reconozco nada en las fotos. Aun así me ha gustado mucho el reportaje.

Boas!
Mais uma foto, desta feita das terras altas e agrestes do concelho! O que vêm é um marco, marco que divide duas nações, a Portuguesa e a Galega... Ao fundo ve-se um marco geodésico da chamada serra de Mairos ou Vale Grande, marco esse que completa a altitude de 1080m da montanha!

Si es que no estamos tan lejanos!!! Ni en distancia, ni en costumbres, ni en caracter!!! 

Como vêem tudo ardeu, o que se vê são  os restos mortais de milhares e milhares de pequenos pinheiros plantados pela serra, que foram destruídos no grande incêndio de Chaves em 2006!

Eu ajudei a combate-lo nos dois lados da raia, nomeadamente em Vilarello de Cota (onde tenho família e muitos amigos)  e Feces de Cima (OURENSE), desesperadamente para não entrar em Portugal! Foi em vão! Para memória fica o momento em que vi uma familia em lágrimas por se reencontrarem de boa saúde e se abraçaram como se não houvesse amanhã, de facto parecia... e outros que vi perderem tudo, arderam aramazens, estábulos, animais e até casas... Foi angustiante ver as pessoas de Mairos (aldeia vizinha) fugirem para Paradela ( a minha aldeia) apenas com a roupa que tinham no corpo, o deambular constante e arrepiante das ambulâncias a retirar os idosos do lar e das suas casas!
Desculpem o aparte, até me emocionei! Acho que estas tragédias não ficam inumes a ninguém!
Este local fica a aproximadamente 10 min de minha casa na direção NORTE!

La época de los incendios la recuerdo como especialmente trágica tanto para Portugal como para España en general y Galicia en particular. Las imágenes eran impactantes y la gente se quedó sin nada. La misma ciudad de Orense estuvo rodeada de incendios en las distintas laderas de las montañas que la rodeaban. Yo no estaba ese mes de Agosto en la ciudad, sinó en Viveiro, pero aun así seguí con angustia todo el proceso por la prensa y la televisión. Fue horroroso esperemos que nunca más se repita
Registado

"No conozco a la mitad de ustedes ni la mitad de lo que querría, y lo que yo querría es menos de la mitad de lo que la mitad de ustedes merece." Bilbo Bolsón-El Señor de los Anillos

"Todo esto lo digo en serio, oh hermanos míos, pero lo que hago lo hago porque me gusta" Alex-La Naranja Mecánica
Márcio Santos
Visitante
« Responder #18 em: 01/08/08 - 10:07:28 »

Hey! Suka! A mi me gusta mucho Galiza (no Galicia=Castelán)... Mi padre trabaja en Verín/Vilardevos... Conoces? Mi padre ya habla una mezcla de portugués com gallego e castellano! El designado Portuñol! Me voy à la playa en Verano (Vigo)... Y conozco muy bien el centro de la ciencia em A Coruña... Ourense solo la carretera! Sad

Mas una foto:

Serra do Larouco (1525m)

Otra:

Neve no vale de Chaves(2003-Carnaval):

Registado
suka
Membro Regular
Ionosfera

« Responder #19 em: 01/08/08 - 11:47:21 »

Hey! Suka! A mi me gusta mucho Galiza (no Galicia=Castelán)... Mi padre trabaja en Verín/Vilardevos... Conoces? Mi padre ya habla una mezcla de portugués com gallego e castellano! El designado Portuñol! Me voy à la playa en Verano (Vigo)... Y conozco muy bien el centro de la ciencia em A Coruña... Ourense solo la carretera! Sad

Conozco Verín si. Mi madre trabajó de profesora allí durante 5 años así que he estado unas cuantas veces  Wink Vilardevos me suena el nombre pero nunca he estado.
Las playas de Vigo no son las que mas me gustan de Galicia aunque algunas están bien. Yo suelo ir más al norte: Viveiro, en la provincia de Lugo. Es la ría más al norte de todo Galicia. Tiene unas playas muy grandes, casi sin gente, salvajes y preciosas con mucho viento y oleaje. Lo malo es el clima que si quieres ir a la playa no es que haga mucho sol ni mucho calor. Aun así yo no lo cambio por nada 
La ciudad de La Coruña también es muy bonita, pero personalmente me gusta más la costa que va desde Cee hasta Coruña (queda dentro Finisterre o Fisterra)
En cuanto a Orense... es una ciudad pequeña, acogedora y bonita, con fiestas a lo grande pero poca industria.
Y el Portuñol... yo también empiezo a hablarlo   
Registado

"No conozco a la mitad de ustedes ni la mitad de lo que querría, y lo que yo querría es menos de la mitad de lo que la mitad de ustedes merece." Bilbo Bolsón-El Señor de los Anillos

"Todo esto lo digo en serio, oh hermanos míos, pero lo que hago lo hago porque me gusta" Alex-La Naranja Mecánica
Márcio Santos
Visitante
« Responder #20 em: 01/15/08 - 17:43:35 »

Mais fotos de GELO!

Santiago fica a 13 quilómetros de Chaves e o acesso é feito a partir da EN 314 (Chaves-Carrazedo de Montenegro) e neste sentido, logo após Peto de Lagarelhos, à esquerda, toma-se a o Caminho Municipal 1079, que nos dias de gelo, deve ser tomado com os devidos cuidados.
Raramente se menciona, mas o seu topónimo completo é Santiago do Monte, que bem poderia ser da serra, pois situa-se na parte alta do Brunheiro, a uma altitude de 809 metros. Há dias, num texto perdido na minha documentação, lia ao respeito da aldeia: “ …apresenta um aglomerado habitacional com ruas desertas e totalmente desabitado” Retirando-lhe o totalmente, o resto aplica-se, e não é difícil compreender os porquês, ale de a aldeia sempre ter sido pequena.

Fonte: Chaves Blog
Registado
Márcio Santos
Visitante
« Responder #21 em: 01/19/08 - 16:23:51 »

Neve caía em Chaves no dia 25 de Dezembro de 1970! Dia de Natal! A 380m de Altitude! Agora resta recordar!

Década de 60:

Nesta ve-se como a neve era abundante nos Invernos do antigamente! Cobria as serras até ao vale profundo do Tamega:

Registado
Márcio Santos
Visitante
« Responder #22 em: 01/19/08 - 16:34:01 »

Outra muito antiga! Inicio sec XX:

Inauguração do Jardim Publico creio que em 1906! Debaixo de uma bela nevada!
Registado
Márcio Santos
Visitante
« Responder #23 em: 01/19/08 - 16:43:54 »

O mágico ano de 1997:

Espero que gostem! Ver o tópico Cheias em Portugal! Tmb coloquei lá coisas novas! martelo
Registado
Márcio Santos
Visitante
« Responder #24 em: 02/13/08 - 19:50:54 »

Mais... Travancas:

Travancas é a aldeia mais alta do concelho a cerca de 1000m e vizinha de Paradela!  martelo
Registado
Márcio Santos
Visitante
« Responder #25 em: 04/06/08 - 04:17:05 »

A famosa Pedra Bolideira com neve!

Fonte: Blog Chaves
Registado
suka
Membro Regular
Ionosfera

« Responder #26 em: 04/06/08 - 12:32:03 »

Pedra Bolideira?? Nunca escuché hablar de ella. Que tiene de especial?? Alguna leyenda??
Registado

Márcio Santos
Visitante
« Responder #27 em: 04/06/08 - 12:54:02 »

Pedra Bolideira?? Nunca escuché hablar de ella. Que tiene de especial?? Alguna leyenda??

Si Suka! Aunque tiene toneladas de peso, tu sola puedes movela !?  Wink
Registado
suka
Membro Regular
Ionosfera

« Responder #28 em: 04/06/08 - 12:59:21 »

Yo no creo que pueda moverla a no ser que se balancee..... seguro que tiene trampa  Wink Será como la "Pedra de abalar" de Muxía que se "abaneaba" para los lados jijiji  Grin Grin Grin
Registado

Márcio Santos
Visitante
« Responder #29 em: 04/06/08 - 14:11:51 »

Yo no creo que pueda moverla a no ser que se balancee..... seguro que tiene trampa  Wink Será como la "Pedra de abalar" de Muxía que se "abaneaba" para los lados jijiji  Grin Grin Grin

Correcto! 
Registado
Páginas: 1 [2] 3 4   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: